As Namoradeiras de Minas Gerais


Primeiro gostaria de informá-los, que não vendo namoradeiras. Portanto, podemos criar uma página com a finalidade de anunciar trabalhos de fabricantes e artesãos para poder atender os inúmeros pedidos  que recebo diariamente. Interessados em expor seu trabalho, anúncio e propagandas entrem em contato pelo e-mail: ritapolis.net@gmail.com

O texto abaixo é de própria autoria. Portanto, antes de copiar e colar gostaria que citassem a fonte. As imagens são meramente ilustrativas da internet, na qual no final da página consta o link de suas origens.

http://s307.photobucket.com/user/fly_jf1/media/Negamanhosa.jpg.htmlDe acordo com algumas pesquisas e histórias contadas pelos meus avós, as namoradeiras na qual estou aqui me referindo talvez sejam criticadas pela conduta exercida e pelos valores morais que se prezavam naquela época, onde a moral e a boa conduta eram requisitos a preço de ouro.

Em Minas Gerais, há muitos anos atrás, o uso e a disseminação do artesanato mineiro além de sua cultura não era tão intenso e procurado como nos dias de hoje, isso se deu devido ao turismo estrangeiro em busca de lugares sobre a história do Brasil. Acreditem ou não, há muitas pessoas de fora do Brasil que se interessam pelo nosso país e sua cultura.
Voltando ao assunto sobre as namoradeiras, contava-se que antigamente as mulheres mineiras depois de seus afazeres domésticos se debruçavam nas janelas e ficavam olhando para a rua de forma nada discreta.
há os que diziam que estavam á espera de um flerte e um possível namorado.
Os pais educavam seus filhos com uma tremenda rigidez, na qual as moças não podiam ficar saindo desacompanhadas pelas ruas e muito menos namoravam como nos dias atuais.
8f01201bbdfe37e6f3af79e3ac866affQuando um homem se interessava por determinada moça, tudo era feito dentro dos padrões daquela época, na qual se dirigiam até os pais da moça e pediam-las em namoro, cujo ato depois do consentimento dos pais era feito na presença deles como o namoro dentro de casa.
Mas, será que elas estavam a espera de um marido ou apenas estavam passando uma parte de seu tempo? Distraindo-se com o movimento ou buscando um partido, havia os que as intitulavam de fofoqueiras a espreita de algo para comentar sobre a vida alheia. Difícil saber o que se passava na cabeça delas, embora todas eram generalizadas.
As esculturas de gesso foram moldadas na maneira de como apoiavam a cabeça com a mão, o modo de se vestirem na qual permaneceu esse estereótipo. Hoje a diversificação de materiais são grandes, vão do gesso, madeira e até resina, as cores fortes, os tecidos e acessórios se espelhavam aos cortes de chita da época que eram produtos confeccionados na região. Tecido nas quais exibiam cores e padronagens de formas exuberantes, cores intensas e que atualmente já estão sendo usados nas cidades grandes e em até projetos de designers famosos. Como relacionamos o antes como o hoje em relação ao sonho de encontrar o verdadeiro amor?
3067179Príncipe encantado sabemos que só em contos de fada, e a antiga janela foi substituída pelos aplicativos de celulares e sites de relacionamento. Evoluímos ou os princípios foram postos de lado? Nesse caso, a resposta vai de acordo com a opinião de cada um, até porque acompanhamos a evolução industrial e a sofisticação da tecnologia. Mas, aqui a ênfase é na personagem “Namoradeira” e o principal seria tentarmos compreender a maneira que elas tanto observavam da janela. Poderiam estar olhando seus filhos brincando na calçada, flertando com os rapazes, espiando o vizinho ou até mesmo esperando pelo marido que estaria prestes a chegar do trabalho. Tudo isso evoluiu drasticamente! Hoje a violência colocou as crianças para dentro de casa, podemos  usar o celular e encurtar distâncias, as cartas tão esperadas foram trocadas pelo e-mail, a televisão com seus realitys expõem pessoas, as fofocas estão nas revistas e redes sociais… Mas o observar tudo a nossa volta, se tornou ainda mais excessivo que na época em que as namoradeiras perdiam parte de seu tempo debruçadas na janela. O artesanato mineiro hoje é bem difundido em seus estados de origem, e já podemos encontrá-los em cidades grandes como Rio de Janeiro e São Paulo. Para os adeptos, o uso de artesanato mineiros vai de acordo co o gosto e a personalidade de cada um. Podemos ver casas com espaço gourmet no estilo rústico com peças artesanais enfeitando, o uso de namoradeira em muros e até mesmo dentro de casa.

Sobre a  Origem das Namoradeiras

8f01201bbdfe37e6f3af79e3ac866affNão podemos afirmar com precisão, e apesar de não existir uma história real ou por se passar de apenas um mito, se levarmos em consideração a história desde a época dos escravos, dos tempos coloniais e alguns registros documentados que hoje estão expostos em museus, há muita informação que se perdeu ao longo dos tempos. Tudo que temos é devido ao surgimento da primeira máquina de tirar fotos, do telégrafo, do trem a vapor e etc. Principalmente pelo surgimento da era industrial, que nos permitiu guardar informações mais esclarecedoras e confiáveis que hoje nos serve de base de pesquisas.
Mas o apelido namoradeiras era pelo fato de se enfeitarem e ficarem na janela a espera de um pretendente que pudesse passar e dar um belo sorriso, para quem sabe o início de um namoro e talvez um possível casamento, pois se tratava de uma época em que elas dependiam de uma simples janela para terem contato com o mundo exterior.

Quanto aos formatos, as peças podem ser grandes ou pequenas, constituída de cabeça, ombros e busto, porém as tipicas namoradeiras mineiras  possuem um dos braços apoiado em uma superfície plana e o outro levando a mão ao rosto indicando a espera de alguma coisa.

Abaixo um artigo muito interessante

Fonte: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/janelas-da-liberdade

 

8f01201bbdfe37e6f3af79e3ac866aff.jpgSabemos que desde os meados dos séculos o homem teve sua supremacia garantida por lei, Uma maneira das mulheres de se colocarem na sociedade eram pelo casamento, até mesmo para fugir do domínio do pai, passando a ser domínio do marido e acabavam tornando-se uma propriedade. Quando ficavam viúvas passavam a ser administradas por uma forma de tutor do sexo masculino, seja um irmão mais velho ou até mesmo filhos.

foto-galeria-materia-620-aaatA opção, para as que não queriam ser dominadas dessa maneira era o convento e acabavam confinadas. Quando surgiu os primeiros núcleos urbanos, as mulheres só sabiam dos acontecimentos pelas frestas das janelas cobertas de muxarabis (tipo de treliça de madeira), mas apenas as mulheres brancas, pois a negras eram tidas na época como peças e não pessoas, e quanto ás índias eram selvagens.
Mas estas galerias mouriscas  como eram chamadas, também serviam para escondê-las no espaço doméstico, protegendo-as dos olhares de quem passasse. O comércio de produtos era feito em domicílio, e era possível abastecer os lares pelas rótulas (grades de ripas) das janelas das casas térreas ou das varandas dos sobrados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom a saída dos muxarabis de cena durante o primeiro reinado que contribuiu para a comercialização do vidro pelos ingleses, as janelas e posteriormente as sacadas passaram a ser não apenas um posto de vigília, mas também de exposição.  A mulher passava a poder ser vista. Essa transformação aparentemente pequena provocou mudanças nos costumes que só ocorreriam mais tarde, do final do século XIX ao início do XX, quando ela passa a frequentar livremente o espaço público. Segundo Gilberto Freyre no livro Sobrados e mucambos, a janela e o caramanchão marcaram vitórias da mulher sobre o ciúme sexual do homem e “uma das transigências do sistema patriarcal com a cidade antipatriarcal”.

 

 

Sobre ritapolis

www.ritapolis.com
Esse post foi publicado em Artesanato Mineiro. Bookmark o link permanente.

27 respostas para As Namoradeiras de Minas Gerais

  1. Maria da Penha disse:

    Só uma dúvida, no site vocês vendem a namoradeira?

    Curtida

  2. Gislene disse:

    Olá,

    Amei, saber a história das namoradeiras, já que acho lindo esses enfeites na janela.

    Curtida

    • Marjo Silva disse:

      Bom dia, adoro as namoradeiras, são lindas, mas preciso de ajuda. Como fixar as bonecas de gesso em cima de muro, elas são muito pesadas? Com todo cuidado que tive a minha caiu e quebrou, agora ganhei outra e não quero perde-la.

      Curtida

      • ritapolis disse:

        Você pode usar uma resina, ou até mesmo um pouco de cimento branco.
        O bom é dar uma lixada antes no local que vai ser fixada, para poder criar uma certa aderência!
        Exite a possibilidade de perguntar numa loja de ferragem o tipo de cola mais adequado dependendo do material que é feito a peça.

        Curtida

  3. Camilly disse:

    Esse site me ajudou muito no meu dever de casa,obrigado

    Curtida

  4. Eliney disse:

    Eu jurava que essas estátuas tinham relação com macumba!!!

    Curtida

    • ritapolis disse:

      Eu nunca pensei nisso, até que me enviaram um texto, mal escrito dizendo que eram diabólicas.
      Acho que o mal está nos olhos de quem vê, se formos boas pessoas e acreditarmos em Deus, tudo acaba não passando de mitos.

      Curtida

  5. MARLON disse:

    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaAAAAAAAAAAAAAAAAAAALELUIA AMEI AMEI

    Curtida

  6. meire disse:

    ola gostaria de saber o valor das namoradeiras des de ja obrigrado meire

    Curtida

  7. maria de lourdes disse:

    acho muito bonitas ainda mais que venho de uma familia que gosta de bonecas

    Curtida

  8. laís helena disse:

    gostei muito mesmo do site,contem bastante fotos,informações,entreteendimento e muto mais…

    Curtida

  9. Égila disse:

    Por favor!
    Você tem namoradeiras em cerâmica? As namoradeiras em madeira que fala acima, é pintada colorida como as de gesso? Como faço para adquirir uma ? Gostaria de cerâmica ou madeira.

    Curtida

  10. angela olivia alves disse:

    comprei uma namoradeira,estou apaixonada por ela.Dei-lhe o nome de nega Tetê tem um olhar lindo e os lábios bem vermelhos, fica aqui na área em cima de uma manilha de barro em volta do jardim da minha casa. Todos deveriam ter uma namoradeira. bjos, Ângela.

    Curtida

  11. Rosa farcha disse:

    Eu sou apaixonada por essas bonecas namoradeiras!!Elas tem um jeito delicado,olhar distante e enfeitam muito o ambiente.

    Curtida


  12. entra nesse site e leia o texto antes de vender tal imagem !!!

    Curtida

    • ritapolis disse:

      Primeiro quero dizer, que não estou aqui vendendo nenhum produto ou imagem. Apenas contando histórias as quais me foram contadas.
      No caso o link que a Jennifer enviou, trata-se de uma página de rede social, na qual um pastor trata as namoradeiras
      como imagens diabólicas. Minha opinião: Antigamente não havia tanta violência como hoje, estupros e tudo que vemos na Tv.
      Cada um vive sua vida e respeitando o próximo acredito que a vida se torna mais leve. Hoje com a tecnologia a favor de todos, vejo que a liberdade de expressão está sempre
      em agredir o próximo, expressar o que pensamos e ir contra ao que acreditamos. Se eu acredito é porque a minha verdade é única, absoluta e certa?
      Estamos tão certos assim? De onde venho, no interior de Minas, até hoje não encontramos por lá religiões, práticas e rituais descendente dos africanos, até porquê Minas se trata de ter o catolicismo
      muito arraigado. Acho que cada um tem sua maneira de ter fé, e enxergamos as namoradeiras como algo simbólico, sem estar ligadas á praticas de ocultismo.
      Particularmente, não acredito que as figuras das namoradeiras estejam ligadas ao mal ou qualquer coisa parecida, mas respeito quem acredita fielmente nisso!
      Portanto, cabe a cada um decidir o que seguir, que roupa usar, que alimentos preferem… Não posso julgar ninguém nem muito menos impor verdades que acredito.
      Foi apenas minha visão no geral, se eu não gosto não uso! Pois cada um só dá o que tem!

      Curtida

    • vani disse:

      A religião para leigos aliena amigo. É bom estudar um pouco de história, irmão se estivermos querendo o mal, até em uma imagem de porta de pássaro de boi pode ser usado como o mal ,pois não é a imagem em sí, mas o homem é mal.

      Curtida

  13. A/C;
    Departamento Comercial;

    Boa Tarde…

    Tenho loja em Curitiba-PR, ao lado do estádio do Clube Atlético Paranaense. E quero comercializar artesanato brasileiro, no período da Copa.
    A ELIS BRASIL Moda e Diversidade Cultural tem como principio a sustentabilidade e o conceito de valorizar a arte brasileira em sua diversidade. Estou em contato com artesãos, de vários cantos de nosso pais.
    E gostaria de obter mais informações sobre seu trabalho e forma de comercializar,portfólio e telefone… peço que façam contato…
    e-mail: elisbrasil_loja@hotmail.com
    Telefone: 41- 3024-8108- 8443-0323

    Aguardo seu retorno !!!

    Atenciosamente.

    ELIS BRASIL Moda e Diversidade Cultural.
    Elisângela D. Santos.

    Curtida

  14. cidinha simoes disse:

    ola,bom dia amei estas bonecas,ganhei uma e fico olhando ela me passa tantas coisas boa ela e linda demais. tudo de bom pra vcs.

    Curtida

  15. Rozi disse:

    Amei! Eu tenho uma namoradeira na minha solar!!

    Curtida

  16. teresinha disse:

    Olá, então já decidiu a vender suas obras?

    Curtida

  17. vani disse:

    Muito bom, obrigada pela historiografia, inclusive esse livro de mucambos e sobrados comecei a ler. EUM AVISO PARA AS PESSOAS QUE FALAM QUE A NAMORADEIRA E DIABOLICA. Diabólica são as pessoas, se quiserem fazer suas mandingas passando para um coelhinho, cavalo, gatinho ou uma porta podem. Não é a imagem em si que pode fazer mal a alguém, mas o próprio ser humano ou a tua crença.

    Curtida

  18. Clauduo disse:

    Ótimo texto. Informações objetivas e de qualidade, do contexto histórico à arte. Parabéns

    Curtido por 1 pessoa

  19. Elessandra disse:

    Eu tenho duas uma fica na prateleira outra na varanda não vejo problema algum pois meu Deus e vivo e único não é de barro se eu tiver que tirar elas vou ter que tirar todas as decisões da minha casa cada um pensa como quer sou evangélica e no meu ponto de vista objetivo nem um tem vida só se move se alguém pegar tem pessoas que usam para fazer o mal o que uma galinha preta coitada ou um gato preto coitado pode fazer de mal mas quem usa eles pro mal e que é mal obrigado

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s