Torresmo Mineiro


Oi! Ocêis tá bão mess? Escuta aqui que eu vou falá uma coisa com oceis… Demorei mas tirei um tempim pra mode fazer o torremo e ensiná passo a passo cumé que faz um torresmim sequim e muito gostoso. As fotos mostram as etapas, e foram feitas enquanto eu preparava a receita. Confesso pro ceis que dá trabaio, mas não é munto dificí não! Ofereço essa receita a minha amiga Fernandinha, que é fã do meu torresmim! Bão bisurdo! Então vamos começar indo num açougue ou num mercado para comprar o toucinho. Para um bom torresmo, é preciso um bom toucinho, alguns vem repletos de carne, mas não aconselho, particularmente prefiro o toucinho puro sem muita carne.

Primeira Etapa

Corte o toucinho em fatias conforme mostro na foto, com espessura mais ou menos de uns 5 cm. Geralmente, costumo comprar mais ou menos 1 e 1/2 Kg,  que rende uma quantidade para cinco ou seis pessoas. Feito isso, comece a cortá-lo em cubos pequenos, pois, quanto maior menos sequinho ele ficará. Não se esqueça de lavá-lo antes de cortá-lo. Polvilhe um pouco de sal e não há necessidade de p colocar muito, pois, depois de pronto se faltar sal é só colocar mais um pouco de acordo com o gosto de cada um. Prefiro menos sal, ou ficará com aquela sensação de sede o dia todo.

Segunda Etapa

Depois que você cortou em cubos, polvilhou o sal, vamos falar sobre a panela em que faremos o torresmo. Use a que você tiver em casa, mas aconselho usar uma panela com uma espessura mais grossa, usei uma de alumínio batido, que não deixa agarrar muito enquanto preparo. Coloque seu toucinho cortado na panela e não coloque óleo, vamos mexendo sempre para que não agarre, e se agarrar não tem problema, pois no final ele solta.

Terceira Etapa

Enquanto estiver mexendo o toucinho, irá notar que na medida em que ele vai derretendo, a banha vai soltando, e é essa banha que fritará ele.

Há momentos em que é preciso ficar regulando a chama do fogo, pois quando a banha começa a ficar muito quente, começa a espirrar, e nisso começa a espirrar e podemos nos queimar. Então, se começar espirrar muito, abaixe o fogo e vá mexendo, e vá controlando a chama de acordo. Quando parar de espirar,aumente o fogo e fique com ele alto até com que o torresmo comece a mostrar que está ficando moreninho.

Quarta Etapa

Com certeza, nesta altura seu torresmo deve está quase no ponto. Mas antes da etapa final vou contar um segredinho que descobri. Assim que a banha passar a cobrir o torresmo, começaremos a ouvir estalinhos, significa de que a pele está pururucando.

Então nessa etapa, aumente toda a chama do fogo de preferência coloque na maior boca do fogão para que a temperatura eleve bem rápido. Você vai perceber que seu torresmo está ficando leve enquanto você meche com a colher. Ele fica  flutuando na banha quente e estalando. A sensação é de que parece um isopor de tão leve que fica quando se meche com a colher. Esse é o ponto de tirar, se preferir mais moreninho deixe mais um minuto e meio, sempre com cuidado para não queimar ou ficar amargo.

Finalizando

Depois de seguir todos os passos a cima, seu torresmo está no ponto de ser retirado do fogo. Então colocamos sobre um papel toalha para absorver o excesso de óleo. Feito isso, se precisar de um pouco de sal, coloque mais uma pitada á gosto. Sempre faço ele com pouco sal, porque o torresmo é um prato forte.

Espero que eu tenha conseguido passar a informação desta receita de forma clara e prática. E agora meus amigos que sempre me pediram a receita e sempre me pedem o mesmo cardápio quando veem me visitar, possam também saber preparar. Pois, sempre ouvi falarem que eu não ensinava a fazer, e que eles não conseguiam que ficassem como o meu. Agora não há desculpas! Façam e me convidem …

Grande abraço a todos e boa receita…

Sobre ritapolis

www.ritapolis.com
Esse post foi publicado em Receitas Mineiras. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Torresmo Mineiro

  1. Nany disse:

    Que delícia, eu fiz da maneira como vc ensinou e deu certo.

    Curtir

  2. Teresinha Souza disse:

    Muito bom, eu não sabia de alguns detalhes.
    Parabéns por nos prestigiar com algo que vale a pena ler.

    Curtir

Deixe uma resposta

