Uai Sô!


Uai, expressão frequente no linguajar dos oriundos de Minas Gerais, tem sua origem na história colonial daquele estado, segundo nos teria informado Rudolf von Liptszerling, linguista austríaco, caso tivesse existido e entendesse de etimologia da língua portuguesa. No período em que foi prevalente intensa exploração de jazidas de ouro na província que se tornou Minas Gerais, no Brasil, os senhores ingleses, proprietários e gerentes das minas, expressavam sua curiosidade insaciável sobre hábitos, costumes, valores e estilos de vida de seus subordinados através da insistente pergunta, feita em busca de aprofundamento das respostas previamente dadas por seus interlocutores: “why? ” que, (para os não anglofônicos e demais pessoas) quer dizer “por quê?”.

Os respondentes se viravam como podiam… e muitas vezes esbarravam na dificuldade inevitável de conseguirem explicar tudo o que os seus inquiridores insistiam em saber. O som da palavra “why / uai” foi, progressivamente, se associando ao significado que permanece válido, hodiernamente: interjeição com significado próximo – mas algo diferente – do “por quê?”, utilizada quando não se sabe muito bem o que dizer frente a uma indagação, ou quando a explicação das coisas se mostra difícil, ou quando se considera a pergunta imprecisa, ou quando se antevê intenções ocultas nas perguntas, ou quando se considera a resposta óbvia e a pergunta, por conseguinte, inadequada… situações nebulosas, de modo geral.

“Uai”é indispensável! Uai significa nada e tudo ao mesmo tempo. Tudo depende do contexto e da entonação. A palavra UAI tem muitos sigificados, mas seu verdadeiro significado não é muito conhecido por quem não é verdadeiramente Mineiro, UAI significa: União Astutos da inconfidencia. A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta de natureza separatista abortada pela Coroa portuguesa em 1789, na então capitania de Minas Gerais, no Estado do Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português. no final das contas o termo ficou mais como uma giria popular principalmente de quem é Mineiro.

Pensou que era bobagem!! Pois é, atrás de uma simples palavra se encontra uma série de acontecimentos que muitos ficaram sabendo agora no ritapolis.com. Mas o Uai para os mineiros vai muito mais além do que qualquer estudioso ou pesquisa possa definir. Dizemos Uai, quando exclamamos, quando perguntamos ou quando não temos nenhuma resposta concreta para responder a uma indagação.  O Uai completa o que o mineiro tem de diferente! E em nenhum outro lugar e nem ninguém pode tirar isso dele.  Ser mineiro faz com que essa palavra e ele sejam um só.

Sobre ritapolis

www.ritapolis.com
Esse post foi publicado em Descontração. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s