Santa Rita Padroeira de Ritápolis


DSCF1676A religião predominante em Ritápolis, ainda continua sendo o catolicismo, embora nos dias atuais, onde  houve  crescimento de moradores que acabaram saindo dos grandes centros urbanos e ajudando a aumentar a população da cidade, trouxeram consigo outras religiões como a evangélica e seus subtipos. Mas falar em fé é algo muito contraditório, e cada um de acordo com suas experiências e provações acabam indo para o caminho na qual lhes completam e sente que estam em contato com Deus. Aliás, todas elas devem ser respeitadas, independente de quais que sejam. Pois, o julgamento de quem é o certo e errado só cabe a Deus e mesmo assim para os quem acreditam nele. Mas, como estamos aqui para falar sobre a padroeira de Ritápolis vamos prosseguir para que possam entender mais um pouco desta pequena cidade.

DSCF1676A fé em Santa Rita de Cássia é bastante predominante para a grande maioria da população desta cidade. Os fervorosos na fé desta santa, esperam ansiosos para comemorar  o dia 22 de maio, dia fixo no calendário, onde se comemora um dia santo, por se tratar da padroeira da cidade. Santa Rita de Cássia é conhecida como a santa das causas dos impossíveis.

DSCF1676Em Ritápolis, a preparação para esta celebração começa bem antes, com novenas, missas, adorações, visitas da imagem em outros povoados. Há alguns anos atrás, a imagem da santa foi furtada da matriz, onde depois de um tempo e investigações, retornou a sua cidade de origem, recapturada pela polícia, das mãos de bandidos de arte sacra barroca. Nesse dia a cidade, comemorou como se fosse o próprio 22 de maio. No dia 13 de maio, inicia-se a novena precedida de missa na Igreja de matriz de Santa Rita de Cássia, elevada em santuário nas últimas décadas.

A festa de santa Rita é bastante conhecida em outros estados, que nesse dia lotam a cidade com sua presença.

Há barraquinhas, leilões de gado,  leilões de doações feito por moradores, artesanato, shows com bandas locais e a tão esperada procissão luminosa. Onde no dia da festa, a cidade fica em estado de adoração total á padroeira.

Os moradores, enfeitam as ruas por onde a procissão irá passar, com flores e desenhos. Arcos de bambus e balões enfeitam e dão um ar festivo a cidade. Nas janelas, toalhas brancas e muitas flores, aparecem em destaque, mostrando a devoção do povo ritapolitano. Nas fotos está a imagem barroca original de Santa Rita, que fica no altar da igreja matriz no centro de Ritápolis.

 

DSCF1676Antes da procissão, todos se aglomeram na praça em frente a matriz, para celebrarem uma missa campal, com participações de vários padres de outras cidades e a presença do Bispo de São João Del Rei.

Após a missa a  procissão  começa a dar inicio para percorrer várias ruas da cidade, na qual retornará ao ponto de partida no caso á matriz. Assim que a imagem se aproxima da matriz inicia-se a queima de fogos de artifícios, enquanto inúmeros fiéis acenam com bandeirinhas brancas louvando Santa Rita.

 

Notas Explicativas…

DSCF1676A antiga localidade de Santa Rita do Rio Abaixo se consolidou em 1714, quando as jurisdições das comarcas mineiras foram definidas, pelo então governador da capitania, Dom Braz Baltazar da Silveira.

As festividades em honra da padroeira, Santa Rita de Cássia, ocorrem em data fixa, iniciando-se em 31 de março, com a visitação de comunidades de Redondo, Monte Pio, Ramos, Restinga de Cima, Restinga de Baixo, Canoas, Glória e Penedo.  No dia 22 de maio, dia da padroeira, há alvorada festiva (fogos, repiques de sinos e banda) às 5 h.

As 8 h realiza-se a missa com participação dos corais paroquiais e às 11 h a Missa Solene concelebrada e presidida pelo Bispo Diocesano. Após a missa, realiza-se o leilão de gado e de prendas, que acontecem, geralmente, em local reservado atrás da matriz.

DSCF1676Às 17h30min. ocorre a missa campal, com palco montado na praça principal e, logo após, a procissão luminosa, amplamente prestigiada, percorrendo uma grande extensão da cidade. São distribuídas velas a todos os participantes, produzindo um efeito visual espetacular.

Rosas são também oferecidas e, no momento da bênção, reúne um grande número de fiéis. Segundo os organizadores, a freqüência às celebrações religiosas tem aumentado a cada ano, estimando-se em 14 mil participantes que vêem dos distritos e cidades vizinhas, organizados, muitas vezes, em romarias.

 

DSCF1676Os devotos, então, cumprem promessas durante a festa com peregrinação a pé, missas, transportes de andores, ofertas de dinheiro, velas e prendas para o leilão. Com a chegada da procissão, há um grande foguetório, tradição sustentada por várias gerações de uma mesma família. Há a atuação de bandas, corais, com a participação efusiva da população.

Em Ritápolis, também celebram-se a festa de Nossa Senhora do Rosário, nos mesmos moldes da Festa de Santa Rita. Há, ainda, excursões organizadas para a apresentação de grupos de Congado, onde moradores ajudam oferecendo almoço, lanches para os grupos de congado vindos de vilarejos vizinhos, tornando um momento de doação e uma boa convivência festiva.  Durante a festa, cumprem-se promessas que consistem em transporte do andor de Nossa Senhora, ofertas de dinheiro, e outros bens e produtos a serem leiloados para ajudar nas obras da igreja e manutenção. Ao lados das celebrações religiosas, ocorrem fogos de artifício, atuação de orquestras, cantores, e espetáculos musicais.

Com o passar dos anos, sempre acontecem modificações, e coisas novas surgem, portanto meu caro leitor ou morador, se souber de alguma informação que possa contribuir para esta matéria, agradeceria se pudesse compartilhar conosco.

 

Sobre ritapolis

www.ritapolis.com
Esse post foi publicado em Minas e a Religião. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s